segunda-feira, 6 de abril de 2009

Dirceu propõe saída de Geddel do Ministério



O ex-ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu (PT) manifestou recentemente na imprensa nacional a sua descrença no tocante ao apoio político do PMDB à ministra Dilma Rousseff, candidata petista à presidência em 2010. Ele disse aos militantes do PT “que essa é a traição mais anunciada de todos os tempos”. E, por isso mesmo, defende a tese de que seu partido deve tirar poder de peemedebistas que possam vir a ser adversários do PT nas disputas estaduais do próximo ano.

E aproveita para citar como exemplo o caso da Bahia, onde Jaques Wagner pode ter de enfrentar um Geddel Vieira Lima (PMDB). Este fortalecido pelas benesses que o Ministério da Integração Nacional lhe permite propiciar aos prefeitos. O ex-chefe da Casa Civil propõe que Lula deve proceder a imediata substituição do ministro e, para não esfacelar a base, pedir que o PMDB indique outro nome.

Fatos conexos

O ex-ministro José Dirceu, esteve recentemente visitado a Bahia, onde manteve conversas com diversos petistas, inclusive o governador Wagner. Na seqüência, pede a demissão de Geddel e a nomeação de um novo ministro peemedebista. Outro fator a ser avaliado, é que foi José Dirceu o principal articulador político das várias eleições em que o presidente Lula esteve envolvido. A relação simbiótica entre Lula e Dirceu, pode ser conferida no filme-documentário Entreatos, uma narrativa dos bastidores da campanha política de 2002, que levou Lula à presidência. Até as pedras sabem da força de Dirceu dentro do PT (Partido dos Trabalhadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário