Alane Virgínia, do A TARDE On Line, e agências
William WEST | Agência AFP
O inglês Jenson Button foi o campeão da primeira corrida da temporada 2009 de Fórmula-1, depois de marcar o melhor tempo nos treinos oficiais e liderar toda a prova, na madrugada deste domingo, 29. O brasileiro Rubens Barrichello, parceiro de BUtton na equipe estreante Brawn GP, garantiu a segunda colocação. O pódio na Austrália ficou completo com o italiano Jarno Trulli, da Toyota.
Esta é a terceira vez na história da categoria que uma equipe estreante garante a dobradinha na primeira corrida da competição. Em 1950, em Silverstone, a Alfa Romeo conseguiu a mesma façanha com a dupla Giuseppe Farina e Luigi Fagioli. A Mercedes repetiu o feito em 1954, na França, com Juan Manuel Fangio e Karl Kling.
O atual campeão mundial, o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, terminou a prova em quarto, um bom resultado depois de largar na 18ª colocação. Já os brasileiros Felipe Massa e Nelsinho Piquet não completaram a corrida. Nelsinho rodou sozinho na pista, na 24ª volta, enquanto que Massa deixou a disputa na 47ª volta, com problemas técnicos.
Recuperação - Rubens Barrichello fez uma corrida de recuperação. Depois de largar em segundo, o brasileiro caiu para o sétimo lugar ainda na primeira volta. Ao dividir espaço com Webber e Heidfeld em uma curva, Rubinho tocou o carro do adversário. A pequena avaria na asa do veículo não exigiu do brasileiro correr para os boxes. O finlandês Heikki Kovalainen não teve a mesma sorte e, na confusão, foi atingido pelo carro de Webber e obrigado a deixar a corrida.
Passada metade da prova, Barrichello já estava na terceira posição. Após a parada nos boxes, ele caiu para a quinta colocação. Na volta à pista, ultrapassou o alemão Nico Rosberg, da Williams, e contou com a sorte para ficar em segundo. Na disputa pelo lugar, Robert Kubica (BMW) e Sebastian Vettel (Red Bull) bateram e foram parar no muro, garantindo ao brasileiro a herança da segunda posição.
Classificação final
1.º - Jenson Button (ING/Brawn GP), 1h34min15s784
2.º - Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP), a 0s807
3.º - Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 1s604
4.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 2s914
5.º - Timo Glock (ALE/Toyota), a 4s435
6.º - Fernando Alonso (ESP/Renault), a 4s879
7.º - Nico Rosberg (ALE/Williams), a 5s722
8.º - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 6s004
9.º - Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 6s298
10.º - Adrian Sutil (ALE/Force India), a 6s335
11.º - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber), a 7s085
12.º - Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 7s374
13.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), a 1 volta
14.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 2 voltas
15.º - Robert Kubica (POL/BMW Sauber), a 3 voltas
16.º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 3 voltas
domingo, 29 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário