quinta-feira, 19 de março de 2009

A Micareta de Feira de Santana Por Alberto Peixoto - Jornal FEIRA HOJE

Sob a batuta de Maneca Ferreira - o Maneca da Coletoria - e do professor Antonio Garcia, foi criada no ano de 1936 a primeira Micareta de Feira de Santana, festa que modificou a rotina da cidade, passando a ser o carnaval do mês de abril. A principio surgiu com o nome de Micareme, inspirado em uma festa popular francesa. O nome Micareme foi substituído, através de um concurso, onde saiu vencedora a denominação Micareta.

O primeiro dia da Micareta da “Princesa do Sertão” ocorreu no dia 27 de março de 1937, com diversos bailes nos tradicionais clubes da cidade e nas sedes das filarmônicas feirense, sendo as principais a 25 de Março e Vitória. Grupos folclóricos e bandinhas como: Filhos do Sol, As Melindrosas, Zé Pereira, Cruz Vermelha, Flor do Carnaval, entre outros, animavam as vias do centro da cidade onde os foliões desfilavam com suas fantasias ou mascarados.

A festa teve como palco inicial as ruas Conselheiro Franco - antiga rua Direita - Tertuliano Carneiro e tinha como ponto central as Praças da Bandeira e João Pedreira onde foi coroada, pelas autoridades da época, a primeira Rainha da Micareta que foi a foliã Eunira Boaventura, acompanhada de suas princesas. A escolha da rainha e princesas aconteceu através de uma acirrada, mas agradável disputa. Era um verdadeiro concurso de Miss. O rei Momo, a princípio, era o do carnaval de Salvador. Só em 1975 que ocorreu a primeira disputa para quem teria a honra de ficar com chaves da cidade durante os três dias de folia.

Só em 1954 que houve a primeira participação de um trio elétrico, o Patury, criado por Péricles Soledade em parceria com José Urbano Cerqueira, um fabricante de instrumentos da época. O sucesso do “trio Patury” foi tão grande que nos anos seguintes outros trios de Salvador – Tapajós, Jacaré, Ypiranga – foram convidados para animar a festa.

Há alguns anos o circuito da Micareta foi transferido do centro da cidade para a avenida Presidente Dutra, que ganhou o nome de “Circuito Maneca Ferreira”. A Micareta de Feira de Santana, além de ser uma festa lúdica é também uma grande fonte de negócios onde restaurantes, hotéis e o comércio em geral, têm sua demanda aquecida.

Alberto Peixoto
www.albertopeixoto.com.br
reyapeixoto@yahoo.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário